quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Descarte de Produtos Químicos

Cenários Acidentais
Com o aumento da industrialização e da população, observa-se um aumento crescente na geração de resíduos sólidos industriais, especialmente nos grandes centros industriais. Esse fato tem acarretado em mais uma fonte potencialmente poluidora do meio ambiente, o que inclui a contaminação do solo, subsolo, águas superficiais, subterrâneas e do ar.

Os acidentes ambientais envolvendo descarte de resíduos químicos ou de produtos químicos em vias públicas, disposição indevida sob o solo, bem como o armazenamento inadequado de produtos químicos em indústrias, galpões de armazenamento, massas falidas, terrenos baldios e instituições de ensino colocam em risco a saúde pública e ao meio ambiente.

São inúmeros os casos atendidos por entidades públicas como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e órgãos ambientais envolvendo o abandono de tambores, bombonas, sacos plásticos e outras embalagens em margens de rodovias e seus acessos marginais, contendo resíduos químicos perigosos. Essas ocorrências são em geral comunicadas pela população local, porém sem a identificação de seus responsáveis ou da placa dos veículo que realizou o transporte clandestino. Isso dificulta o trabalho das autoridades, na medida em que não há quem responsabilizar pelos danos acarretados e por sua remoção do local e recuperação da área impactada.

Os resíduos químicos perigosos, tanto líquidos como sólidos ou produtos químicos descartados muitas vezes em função de roubo de carga, apresentam como principais riscos, a corrosividade, inflamabilidade, liberação de COV - compostos orgânicos voláteis, reatividade com água podendo provocar explosão, desprendimento de chamas ou de calor, formação de compostos, misturas, vapores ou gases perigosos.

Esses resíduos, normalmente dispostos diretamente sobre o solo e em margens de córregos e represas, podem infiltrar-se no solo provocando a contaminação do meio incluindo em determinadas situações, o lençol freático. Essa situação torna-se mais grave quando os resíduos são enterrados em terrenos baldios em áreas periféricas dos grandes centros, e que somente são descobertos mediante denúncias da população ou quando são percebidos apenas os seus efeitos, como por exemplo a redução da qualidade da água, os danos sofridos pela vegetação, ou em casos mais graves, o surgimento de doenças ou mesmo a contaminação em pessoas e animais.

Dependendo da sua natureza química, os resíduos envolvidos causam a contaminação do ar provocando incômodos às populações circunvizinhas. Essa situação se agrava quando alguns resíduos são queimados, o que torna mais difícil a extinção do fogo por parte do corpo de bombeiros. Nesses casos há que se investigar o destino das águas utilizadas no combate ao incêndio.

Consulte nossa linha para Contenção e Armazenagem de Resíduos


 Fonte: www.prevencionista.xpg.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário